top of page

Esta foi a primeira aula de geometria espacial. O professor começou dizendo que o o curso seria dividido em dois grandes módulos: a geometria espacial de posição e a geometria espacial métrica, explicando que a primeira é mais qualitativa enquanto que a segunda mais quantitativa.

Assim foram dados os elementos primitivos de estudo: ponto, reta e plano deixando bem claro que estes “entes” possuem dimensões infinitas, como por exemplo: o ponto é infinitamente pequeno, a reta tem comprimento infinito e o plano tem uma área infinita,  assim estes são objetos matemáticos abstratos inexistentes,  mas que serão úteis em nosso estudo, esclarece o professor. A seguir é apresentado o espaço, apenas com uma visão intuitiva.

Este ambiente foi definido como “todas as possíveis regiões que um ponto pode ocupar”. Daí um aluno perguntou, mas como vamos representar isso no espaço? O professor responde: bem, a o ponto é representando como um pontinho mesmo, feito pela ponta de um lápis..., a reta embora infinita representamos com uma traço no papel, já que este ocupa uma quantidade finita no espaço, e o mesmo para o plano. Quanto a nomenclatura pontos são representados por letras maiúsculas, retas por letras minúsculas e planos por letra gregas minúsculas! Da mesma forma que fazemos em geometria plana.

A noção de postulado( ou axioma) foi dado, e apresentado alguns postulados como:

 

  • Postulado da existência: existem infinitos pontos fora da reta, e também na reta. O mesmo para o plano.

  • Postulado da determinação: dois pontos distintos determinam uma reta, enquanto que três pontos não colineares determinam um plano.

  • Postulado da inclusão: se dois pontos distintos de uma reta estão em um plano, então ela está contida no mesmo plano.

Findados os postulados o professor apresentou as noções de semirreta, semiplano e semi-espaço, com ótimas figuras ilustrativas. Deu-se ínicio as posições relativas entre pontos, entre retas estanto ou não num mesmo plano, e as condições para que um plano fique determinado. Todas os conceitos foram ilustrados com várias animações, deixando com as palavras dos alunos: “tudo muito claro”. As demais posições relativas também foram abordadas: entre ponto e reta, reta e plano,  plano e plano etc... Nessa mesma aula a parte de geometria espacial de posição.

Aula 1 - Geometria Espacial de posição

bottom of page