top of page

A aula hoje começou com o famoso princípio de Cavaliere, porém usando cilindros para ilustrar o resultado. Demorou um pouco para compreender o que o resultado afirmava mas no fim tudo se esclareceu, graças as animações levadas pelo professor.

Após isso uma nova figura foi apresentada: o prisma! Foram abordados tanto o prisma reto como o prisma oblíquo, regulares e não regulares.

Apresentadas as definições e entendidos os conceitos iniciais, alguns sólidos já conhecidos foram reconhecidos como primas: paralelepípedo e cubo.

A parte de cálculos foi então iniciada! Para exemplificar foi usado um prisma hexágonal regular, mas foi deixado bem claro que o mesmo raciocíneo poderia ser feita para qualquer outro. Novamente graças as animações e planificações tudo ficou muito claro, daí as noções de área da base, área lateral, e área total foram explicadas e as fórmulas que as definem apresentadas.

A pedido dos alunos, foram revistos os métodos para avaliar as áreas de alguns polígonos simples, como retângulos, triângulos equiláteros, hexágonos, etc...

A aula é finalizada com o conceito de volume, seguida da fórmula que avalia o volume do prisma, porém nenhuma justificativa para essa relação foi dada, e também nenhum aluno questionou sobre isso. A fórmula foi aplicada para o caso particular do cubo como aplicação.

Aula 4 -

bottom of page