top of page

A primeira parte do estudo dos sólidos de revolução foi iniciado pelo cilindro. Como de costuma os elementos do cilindro foram apresentados: base, geratriz e altura. Foi feita uma comparação entre os cilindros retos e oblíquos bem como as suas secções meridianas, novamente através de animações e slides.

Um cilindro especial foi abordado: o cilindro equilátero. Este foi definida através de sua secção meridiana e também através da relação entre suas altura e raio da base.

O foco agora foi para os sólidos de revolução. O interesse aumentou quando o professor comentou que tais sólidos são usados na construção de alguns jogos gráficos modernos.

Voltando para o cilindro a planificação do mesmo foi apresentada, novamente com o intuito de construir as idéias de área da base, área lateral e área total .

 No caso do volume do cilindro, tanto reto como oblíquo o uso da fórmula foi justificado pelo Princípio de Cavaliere, construindo um prisma com mesma secção transversal e altura dos cilindros. Percebe-se que a dificuldade dos alunos em conceber esses conceitos, já que o Princípio de Cavaliere também não foi provado.

Aula 9 –

bottom of page