top of page

Hoje o professor iniciou o estudo da esfera, apresentando a sua definição. Alguns alunos observaram que essa definição era muito similar a de circunferência, só que no espaço. A esfera também foi apresentada como um sólido de revolução.

Através de slides e animações foram estudados alguns elementos e partes da esfera: raio, diâmetro, meridiano, equador e paralelo. O professor também lembrou como calcular a área de uma coroa circular, visto que isso seria útil na dedução do volume de uma esfera.

No caso do volume, dessa vez o professor demonstrou o mesmo usando o nem tão conhecido assim sólido chamado anticlepsidra. Em suma, provou-se que o volume de uma semiesfera é dada pela volume de um cilindro menos o volume de um cone escolhidos com altura e raios adequados, usando como. De fato, tudo tornou-se mais fácil graças as figuras que o professor trouxe.

Em seguida o professor apresentou a fórmula que permite calcular a área da esfera. Esta não foi provada, porém o professor deu uma idéia da prova imaginando a esfera como a união de infinitas pirâmides.

O professor comentou que apenas por desencargo iria apresentar as fórmulas que permitem calcular as área de outras partes da esfera como a calota esférica, frisando que estes temas são raros em vestibulares não militares.

Aula 16 –

bottom of page